Postado em 10. Jan. 2022

Por: Equipe Bieffe

3 min. de leitura

Como descobrir o tamanho do seu capacete!

Você sabia que escolher seu capacete é uma tarefa mais fácil do que parece? Por esse motivo nós, da Bieffe capacetes, vamos ensinar uma forma de fazer a escolha certa para sua necessidade. 

 

  • Como medir o tamanho do seu capacete;
  • Tamanhos de capacete;
  • Folgas e riscos; 
  • Substituição de peças e adaptações.

 

Já sentiu dificuldade no momento de adquirir um capacete novo? Principalmente com tantos modelos, tamanhos e grafismos para escolher, muitos passam pela mesma dificuldade e o arrependimento pós-compra está relacionado ao tamanho. 

 

Como medir o tamanho do seu capacete

Medir o tamanho do seu capacete é muito simples. Tudo que você vai precisar para realizar a medição é de uma fita métrica. Você deve posicionar a ponta da fita métrica no centro da testa, um pouco acima da sobrancelha. Leve a fita métrica ao redor da sua cabeça, por cima das orelhas passando pela parte de trás mais saliente da sua cabeça. O número em centímetros da circunferência é o tamanho do seu capacete. Com um amigo fica muito mais fácil visualizar o número correspondente, mas você consegue fazer sozinho, só precisa ter cuidado para não errar a medida.

 

Tamanhos de capacete

Existem capacetes de diversos tamanhos, como os infantis: 52, 54 e 56. Já os mais comuns para adultos são 56, 58, 60 e 62.

 

Com o resultado em mãos, escolha a numeração mais próxima, seguindo o critério: caso a medida da sua cabeça der número ímpar, escolha um capacete de número maior. 

Por exemplo: se a medida da sua cabeça for 55 cm, o número ideal para você é 56. Se você mediu sua cabeça com a fita métrica e o número deu par, escolha exatamente dentre os modelos com os tamanhos já predefinidos (54, 56, 58, 60, 62 e 64). 

 

A tabela abaixo pode ajudar também: 

Medida da cabeça e tamanho ideal 

55 a 56 cm = tamanho 56

57 a 58 cm = tamanho 58

59 a 60 cm = tamanho 60

61 a 62 cm = tamanho 62

63 a 64 cm = tamanho 64

 

O capacete deve estar confortável e firme no lugar. Ele não pode machucar a testa, mas tem que estar firme na parte da bochecha.

Folgas e riscos

Em nenhuma hipótese o capacete deve ficar folgado! Para saber se o capacete está folgado, balance sua cabeça para os lados, para cima e para baixo. Suas bochechas devem estar levemente pressionadas.  Assim o capacete irá ficar firme na cabeça, que é o lugar dele. Se a cinta jugular estiver presa, o capacete não sairá do lugar (descalce) em caso de queda e nem vai cair nos seus olhos durante a pilotagem. Já o capacete aberto que está folgado pode ser puxado para trás com o vento.

Lembre-se sempre que, além de fazer parte do seu visual, ele te protege em caso de acidentes.

 

Substituição de peças e adaptações:

Você mediu sua cabeça e teve o resultado de 58, mas infelizmente todos os capacetes que você vestiu te apertaram excessivamente a bochecha. Procure saber se seu capacete conta com bochecheiras removíveis. Aí você troca somente a peça 58 por uma 60 que é menos apertada. Por exemplo: todas as forrações da Bieffe são removíveis, substituíveis e laváveis. 

Espero que agora você esteja confiante sobre como escolher seu capacete!